15 de dezembro de 2010

Micocas*






Nestes últimos anos tenho (re)descoberto o gosto pela cozinha, pela gastronomia, pela alquimia dos ingredientes em combinações ancestrais ou inovações arrojadas, nem sempre bem sucedidas. 
Cresci numa família grande, de casas grandes e antigas, onde a cozinha e a mesa da sala de jantar assumem lugares preponderantes. Todas as refeições são, ainda hoje, um ritual quase sagrado. Os dias festivos e as datas especiais sempre foram sinónimo de mesa cheia, de comida e de gente à volta. 
O corrupio da vida actual coaduna-se mal com grandes produções culinárias, pelo menos no dia-a-dia, apesar disso não significar que não se possa comer bem e de forma equilibrada. Preocupa-me e entristece-me a falta de tempo para certas tradições, para o desfrute pleno e sereno dos pequenos grandes prazeres da vida.
Descobri que, nos dias que correm - e para além da paixão pela escrita, que me alimentará sempre (infelizmente, não literalmente, ainda!) - pouca coisa me dá tanto prazer como experimentar receitas, inventar novas fórmulas, ver os ingredientes ganharam vida e, dessa forma, poder alimentar aqueles que amo. É mais uma forma de criação, onde posso brincar com cheiros, sabores, cores, texturas, figuras geométricas ou mais abstractas. Enquanto estou entre tachos e panelas, o meu pensamento fica liberto para outros voos, esquecendo momentaneamente o mundo lá fora. É nessas alturas que aproveito para escrever mentalmente textos que não cabem aqui, que pertencem a um outro lugar, ao qual ainda só eu tenho acesso. Até ganharem a dimensão necessária que lhes permita fazerem o seu caminho, de pés bem assentes no chão e cientes da responsabilidade que carregam. Eu vou fazendo por isso.

* Uma parte dos presentes de Natal serão handmade, ao exemplo de anos anteriores. Mais do que o valor monetário, importa saber que foram feitos com muito amor e que me encontrarão inteira em cada um deles.

2 comentários:

Moony disse...

quero estes bolinhos a minha espera no Natal!!

Ly*

Merenwen disse...

Hum, que bom aspecto! estás uma cozinheira de mão cheia!