22 de outubro de 2011

?!

A noite passada tive o sonho mais estranho de sempre. Uma espécie de Kubrick meets Wim Wenders meets Manoel de Oliveira, mas com cenários, elenco, iluminação e fotografia de uma qualquer novela de produção nacional. Inexplicável.

16 de outubro de 2011

2+2

Junho de 2011


Nestes últimos tempos, tomei conhecimento de dois projectos completamente diferentes, mas que me tem dado um enorme prazer acompanhar. 

O primeiro - Berlinda.org, é, nas palavras certeiras da Helena, "uma publicação online dedicada à interação cultural entre Berlim e o mundo de língua portuguesa. Berlinda.org dirige-se por um lado aos falantes de português que queiram usufruir da rica actividade cultural de Berlim, e também aos berlinenses interessados na cultura em português. É assim um magazine cultural bilateral, para visitantes e residentes, alemães e estrangeiros, e para todos os interessados nas trocas culturais entre Berlim e o mundo de língua portuguesa.
Berlinda.org descobre a cidade na perspetiva do Outro, que é à vez alemão, português, brasileiro, angolano, moçambicano, cabo-verdiano, são tomense, guineense ou timorense. Mostra a cidade vista por dentro, relata a mestiçagem cultural que nela diariamente se vive, e salienta também aspetos endémicos, de interesse para o visitante e/ou residente.
Berlinda.org pretende ser uma plataforma para a mostra da criação artística e fenómenos culturais destes dois mundos - Berlim e o mundo que fala português, um espaço para o olhar subjetivo do Outro sobre esses fenómenos, e sobretudo um lugar para a reflexão sobre as trocas e influências mútuas daí resultantes.Berlinda.org é um roteiro para a descoberta, uma ponte entre estes mundos.Um lugar para várias culturas, vistas pelo olhar do Outro."
Para mim, que sou apaixonada pela cidade, que tenho fortes ligações à língua e ao país, é sempre uma lufada de ar fresco passar por e inteirar-me do tudo e tanto que por se passa. Vale bem a pena deixarmo-nos perder por ali. 

O segundo - the Mixed Race Project,  chega-me através do olhar sensível e curioso da Jenna. Há já algum tempo que a sigo, assim como à sua família, ao seu trabalho, alegrias e tristezas, viagens e conquistas, dúvidas e frustrações. Tem uma escrita clara e cativante e revejo-me muitas vezes naquilo que escreve, apesar do oceano que nos separa e das óbvias diferenças culturais e de background.
Este projecto, aparentemente simples, deixa-nos perceber que somos todos muito mais parecidos do que por vezes gostamos de demonstrar e que todas as diferenças só deveriam servir para nos enriquecer enquanto seres humanos. As fotografias, retratos espontâneas da vida de várias famílias multirraciais, permitem-nos entrar um pouco nas suas casas e no seu quotidiano, mostrando-nos pormenores que, apesar das diferenças, nos parecem tão familiares.

Depois, há dois sítios por onde passo regularmente e que enchem os meus dias de sorrisos e ternura.

O primeiro - Enjoying the Small Things, o blogue da Kelle Hampton, mãe, acima de tudo, onde nos mostra vários momentos da sua família tão especial, nos relata a sua vida de forma genuína e emotiva e nos faz olhar de uma forma normal para a diferença. A história do nascimento da sua segunda filha, Nella Cordelia, é absolutamente imperdível. 

O segundo - lila was here, é o registo fotográfico da vida de Lila, uma menina que cresce aos nossos olhos. Observo aquelas fotografias e só vejo ternura e amor.