6 de março de 2014

☀︎



Anunciam-se dias com temperaturas a rondar os 20º quase em todo em país, céu azul e o sol a brindar-nos com a sua presença pelo menos até 2ªfeira. Ontem, no FB de uma amiga, depois de ela ter postado a notícia que dáva conta de dias tão afortunados, disse-lhe que temia que na próxima semana andássemos todos outra vez a cantar são as águas de Março fechando o Verão, depois de dias anormalmente quentes, voltando a mesmice da chuva e dos dias cinzentos, que tem sido a constante deste já (demasiado) longo Inverno. Prefiro uma transição para a Primavera mais suave, mas em crescendo, claro, com tudo aquilo a temos direito. Brisas matinais a puxar um pouco de calor para a tarde, noites a cheirar a flores que entretanto foram crescendo nos baldios e em todos os canteiros que conseguiram, as andorinhas e todos os pássaros a regressarem até nós e o seu chilrear a lembrar-nos que depois da tempestade vem sempre a bonança. Não quero que o Verão me atropele a Primavera, por mais desesperada por sol e calor que eu esteja. Bem sei que só se anunciam uns amenos 20º graus, mas já se houve falar num Verão escaldante, o mais quente dos últimos não sei quantos anos, e eu preciso que esta transição seja o mais suave possível, podendo ver a Natureza desabrochar em todo o seu esplendor sem, literalmente, queimar etapas.

No entanto, o céu azul de hoje soube-me pela vida, só me apetecia andar com a cara virada para o sol, saboreando cada raio. Apetecia-me ter ido até á beira mar, sentar-me na areia a fazer a fotossíntese, enquanto ouvia Charles Mingus ou Thelonious Monk, por exemplo, sem nunca tirar os olhos do mar. A realidade foi outra - talvez o fim-de-semana me conceda esse desejo. 

Sem comentários: