(saudades do cheiro da terra do meu Reino Maravilhoso)
19 de janeiro de 2013
18 de janeiro de 2013
17 de janeiro de 2013
12 de janeiro de 2013
...
Não lhe parece estranho que certas memórias de infância estejam assim coalhadas em luz, encapsuladas como aquelas esferas de vidro que ao virar-se cintilam de neve ou de partículas doiradas sobre uma paisagem em miniatura? Podia ser o Escorial, a Torre de Londres, os Montes Apalaches. Um par que dança de pernas para o ar na concha da mão cheia de vidro grosso, dentro do qual paira depois, em descida mansa, uma poalha de estrelas cadentes. Pode ser o Taj Mahal, feito para alumbrar porque navega nos ares à hora da bruma arfante do calor. Isso eu vi. Ou talvez estivesse marejada de choro. Jazigo raro, onde quem sabe só restam que résteas de ossos.
Está-se lá dentro, nas esferas vivas, sem saber para onde se ia, nem de onde se vinha. Para sempre, o que não é exagero nenhum, enquanto a memória veja. Mas suponho que são estas bagas translúcidas que atravessam de sorrisos o cochilar dos velhos e dos meninos que hão-de voltar a ser. Se voltarem. Ele há tanto sítio e lugar e ser de que se está tão certo e seguro em sonhos, que é bem possível que para lá se vá ou de lá se venha. A alma é imortal mas não nos é dado saber aonde se demora.
- Maria Velho da Costa, in O Amante do Crato -
Está-se lá dentro, nas esferas vivas, sem saber para onde se ia, nem de onde se vinha. Para sempre, o que não é exagero nenhum, enquanto a memória veja. Mas suponho que são estas bagas translúcidas que atravessam de sorrisos o cochilar dos velhos e dos meninos que hão-de voltar a ser. Se voltarem. Ele há tanto sítio e lugar e ser de que se está tão certo e seguro em sonhos, que é bem possível que para lá se vá ou de lá se venha. A alma é imortal mas não nos é dado saber aonde se demora.
- Maria Velho da Costa, in O Amante do Crato -
5 de janeiro de 2013
4 de janeiro de 2013
Sobrevivemos.
Dezembro de 2012
Apesar de tudo, acho que conseguimos preservar e viver o essencial desta quadra. Estamos vivos e juntos - e isso é mesmo o mais importante.
Que o novo ano seja sinónimo de esperanças renovadas e muitos sorrisos e abraços, assim como capacidade para lutar por dias melhores e mais justos para todos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
